Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39353

Compartilhe esta página

Título: Introdução a Óptica : uso da tecnologia contribuindo para o ensino de Física
Autor(es): XAVIER, Anita da Conceição Duarte
Palavras-chave: Óptica; Tecnologia; Aprendizagem experimental; Recursos audiovisuais; Física (Ensino médio); Conceitos
Data do documento: 11-Set-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: XAVIER, Anita da Conceição Duarte. Introdução a Óptica: uso da tecnologia contribuindo para o ensino de Física. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Este trabalho foi desenvolvido com olhar sobre óptica usando os recursos tecnológicos: Quiz e site, a fim de iniciar os estudos sobre o tema no 2º ano do Ensino Médio, da Escola de Referência Nossa Senhora Auxiliadora. Retratou-se alguns conceitos, exemplos, princípios e experimentos referentes a fontes de luz, propagação da luz, princípios da propagação retilínea, da independência e da reversibilidade da luz, bem como as propriedade de absorção, refração, reflexão, difusão e dispersão, além do espectro da luz e as cores. Considerou-se a importância da avaliação diagnóstica para o processo de ensino aprendizagem. Tendo em vista a relevância de trabalhar com experimentos no Ensino Médio, compreende-se que: muitas vezes nem sempre é possível adquirir e manusear materiais de boa qualidade que possam fornecer aos estudantes um campo visual que contribua para com a imaginação do fenômeno físico. Com essa preocupação, foi desenvolvido um site para ser explorado em sala. Para isso, fez-se uso de uma pesquisa bibliográfica, vídeos e imagens disponíveis na internet, além de uma avaliação diagnóstica em forma de Quiz (questionário online) realizados pelos estudantes antes e após a sequência de aulas abordadas. Os dados foram submetidos à análise por gráficos gerados no Excel. Avançou-se nos conceitos referentes aos conteúdos abordados. Percebe-se que a integração entre a teoria contida no site atrelada a tecnologia e imagens áudio visuais promoveram um avanço significativo no aprendizado desses estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39353
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Anita da Conceição Duarte Xavier.pdf6,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons